De repente seu filhinho, chega dizendo que o dente está mole, e agora?

loose and missing baby teeth

loose and missing baby teeth

Assim que os dentinhos começam a dar os primeiros sinais de mobilidade, os pais começam a se questionar: O que fazer? Devo puxar? Deixar cair sozinho? Ficar balançando? Vai doer? São muitas as dúvidas e que acabam deixando os pais e a criança aflitos com a queda do dentinho de leite. O primeiro dente de leite começa a ficar mole por volta dos seis anos, mas a idade pode variar de uma criança para outra. Existe muita expectativa envolvendo a hora certa de tirar o dente de leite, não é? – Vou tentar ajudar!

Alguns pais procuram o consultório odontológico desesperados assim que os dentinhos ficam moles porque acham que os dentes precisam ser removidos pelo dentista imediatamente, mas a verdade é que o melhor é deixar os
dentinhos caírem de forma natural e em casa. Só é necessário levar a criança para o dentista remover dente de leite quando ocorre a retenção prolongada, ou seja, quando o dente permanente nasce e o dente de leite não cai.

É importante lembrar que a criança deve começar a ter o contato com o odontopediatra desde cedo, quando surgem os primeiros dentes. Assim, quando chegar o momento de retirar os dentes, caso exista necessidade de ajuda
profissional, a criança já estará acostumada e segura com o dentista.

Quando o dente começa a amolecer é comum as crianças começarem a balançar. Isso é um estímulo, que faz com que o dente fique cada vez mais mole. –  Existe algum problema nisso? Não.

loose and missing baby teeth

loose and missing baby teeth

A mobilidade cada vez mais acentuada, pode causar um leve desconforto na criança, o que muitas vezes dificulta a alimentação e higiene. Para amenizar o desconforto, ofereça alimentos menos fibrosos e duros. E para a higiene aposte nas escovas de dentes macias ou extra macias que vão facilitar o processo. Manter a boquinha limpa é muito importante para evitar o acúmulo de placa bacteriana e infecção local.

Não se preocupe se o processo demorar. É comum que leve mais de um mês entre o dente começar a amolecer e realmente cair.

Como fazer a remoção do dente de leite em casa:

1. Explique para seu filho o que vai acontecer, para que ele não tenha medo;

2. Certifique-se que o dente está bem mole e solto (dentes firmes necessitam de anestesia local e procedimento especializado. Se for o caso, leve ao odontopediatra);

3. Lave bem as mãos e use uma gaze ou pedacinho de algodão;

4. Balance o dente para a frente e para trás e dê uma puxadinha. PRONTO!

5. Pressione com auxílio de algodão ou gaze para que se forme um coágulo e pare de sangrar (isso pode ser feito pedindo para que seu filho morda a gaze por alguns minutos).

IMAGEM 3 (1)

ATENÇÃO:

 -Não peça para a criança bochechar com nada e nem cuspir. Ficar cuspindo só estimula o sangramento.
-Evite amarrar fios, ou prender o dente com qualquer objeto (o dente pode quebrar e provocar dor).
-Após a remoção do dentinho ofereça alimentos gelados. Um sorvetinho pode ser uma ótima pedida e ajuda na cicatrização.

IMAGEM 4

A retirada do dente de leite precisa ser algo feito com tranqüilidade e sem dor, caso contrário pode se tornar um trauma para a criança. Em caso de insegurança no momento da remoção dos dentes de leite, leve seu filho ao
Odontopediatra! A segurança passada pelo profissional durante o procedimento será extremamente benéfica.

OBS: Muitas crianças se sentem orgulhosas quando estão sem os dentinhos, mas outras podem se sentir envergonhadas ao ficarem banguelas.  Para ajudar os pequenos a passar por essa fase que é tão marcante e importante, os pais e familiares podem:

-Ajudar agindo naturalmente e incentivar a criança dizendo que irá cair um dentinho para nascer um dente novo, mais bonito e forte no lugar.
-Explicar que é um processo natural, que seus amiguinhos da escola também irão passar por isso e também ganharão uma “janelinha”.

-Nada de ficar fazendo comparações irritantes e nem ficar a todo momento chamando atenção como se a janelinha fosse algo feio (não é!)

-A criança tem que sentir orgulho da janela e não vergonha.
-Uma ótima ideia é tirar fotos do novo sorriso para colocar no porta retrato, assim a criança entenderá que ela está evoluindo e que esse momento é muito importante na sua vida.

IMAGEM 5

Beijos e até a próxima!

 

 

daniela colunista