Bom dia papais e mamães!

Hoje o assunto é festa! Eba! E festa com comidinhas saudáveis, será possível? A resposta é: simmmmm. Pensamos tanto em todos os detalhes da decoração e porque não pensar em um cardápio baby ou kids só que na linha o mais saudável que conseguir? Confesso que já estou pesquisando alternativas para o aniversário de 2 anos do Baby Caio e quero que ele não só se divirta muito, mas também coma à vontade. No post de hoje quem nos ajuda é a nossa parceira, a Perylampo Festas.

Alimentos saudáveis em festas infantis. É possível? – Por Perylampo Festas

Substituir os doces e salgados por sanduíches e outros alimentos naturais pode ser uma boa alternativa para agradar o paladar dos pequenos sem prejudicar a saúde. Nem toda festa de criança precisa ser recheada apenas por guloseimas. Elas são deliciosas, mas, quando consumidas em excesso, fazem um mal danado à saúde. Apesar de fazerem muito sucesso entre as crianças e os adultos, os tipos tradicionais consumidos em festas infantis são geralmente ricos em calorias e pobres em nutrientes e vitaminas. Por isso, hoje em dia, muitas famílias já estão em busca de novos itens para compor cardápios mais saudáveis para as comemorações. Afinal, é possível, sim, oferecer comidas saborosas que trazem benefícios ao desenvolvimento da criança.

A primeira providência é eliminar a gordura substituindo frituras por salgados assados. Além da esfiha e empada, pastéis, quibes, folhados e mini calzones podem ser servidos sem medo. Apostar no cardápio com uma linha mais fit com cookies de farinha de banana verde, muffin de laranja com amêndoa, muffin de queijo, hambúrguer de quinoa, tapioca, milho cozido e pão de queijo caseiro também é uma boa saída. Outra dica é utilizar pães com fibras como aveia e cenoura para preparar os sanduíches ou cachorros-quentes servidos na festa. Para festas mais longas, vale apostar em pratos como refogados, purês ou escondidinhos, servidos em mini panelas.

No lugar dos doces tradicionais, a mesa pode receber itens como gelatina caseira, iogurte, bolacha de maizena recheada e doce de frutas. “Uma alternativa sempre muito válida são as frutas, tanto natural quanto na forma de picolés e em espetinhos. É delicioso e as crianças adoram”, conta Adriana Perylo, da Perylampo Festas. A sugestão para conquistar os pequenos é fazer carinhas ou cortá-las com formas divertidas. Outra opção de lanches com frutas é banhá-las no chocolate. Há também como fazer uma maça do amor substituindo a calda de açúcar e corante por castanhas, nozes e iogurte.

Para quem não abre mão do brigadeiro, uma alternativa interessante é fazer brigadeiro de frutas. A ideia é a mesma da surpresa de uva, mas com cobertura de chocolate e granulado. No bolo, ponto principal da festa, a dica é a mesma: fugir dos tradicionais e escolher recheios com frutas ou verduras, como morango, cereja e cenoura, por exemplo, com cobertura da preferência do aniversariante. “Fica saboroso e nutritivo”, completa Adriana.

No quesito bebidas, nada de refrigerante. O ideal é utilizar sucos naturais da fruta e água saborizada (jarra de água com rodelas de limão ou laranja).

Fotos inspirações…

Barraca de frutas é uma boa alternativa - Foto Reprodução Internet (Copy) decoração de festa-infantil-saudável- reprodução internet Espetinho de frutas - reprodução internet festa-infantil-saudável-gelatina - reprodução internet Frutas com chocolate - reprodução internet Milho - reprodução internet Picolé-de-frutas- reprodução internet