Seu bebê já tem dentinhos? Então é hora de começar a escovar!

escovar1

Muitos pais chegam ao consultório com dúvidas sobre quando e como deve ser feita a escovação dos dentes da criança. Pois bem… A escovação da boca dos pequenos deve começar a ser realizada (com escova e pasta) assim que o primeiro dente aparece na boca. Isso mesmo, a partir do primeiro dentinho!

Por muito tempo foi dada uma orientação que funcionava quase que como regra: Crianças menores de 6 anos não podem escovar os dentes com creme contendo flúor! Mas isso mudou. Hoje sabemos que o flúor da escovação é extremamente importante para a prevenção e controle da doença cárie.

Pensando nisso o Ministério da Saúde desde 2009 recomenda que a partir do primeiro dente todas as crianças devem escovar os dentes com PEQUENAS QUANTIDADES DE CREME DENTAL COM FLÚOR NA CONCENTRAÇÃO DE 1100PPM.

– Mas o meu bebê ainda não sabe cuspir!

escovar2

Com o objetivo de minimizar os riscos da ingestão de grandes quantidades de flúor, Associação Brasileira de Odontologia e Promoção de Saúde (ABOPREV), Academia Americana de Pediatria (AAP) e Academia Americana de Odontopediatria (AAPD), recomendam que o uso seja feito de forma racional, sempre controlado por um adulto e recomendado pelo odontopediatra.

O uso do creme em qualidades apropriadas só trará benefícios para a criança e mesmo que seja engolido totalmente não causará danos ao dentinho que está por vir.

Então aí vai a dica:

1.       Bebês com até 8 dentes ou menos de 10kg: usar o creme com flúor (concentração de 1100ppm) na quantidade equivalente a MEIO grão de arroz cru (0,05g), duas vezes ao dia (manhã e noite).

2.       Bebês e crianças que não sabem cuspir e com mais de 10kg: usar o creme com flúor (concentração de 1100ppm) na quantidade equivalente a 1 grão de arroz cru (0,1g), duas vezes ao dia (manhã e noite).

3.       Crianças que sabem cuspir: usar o creme com flúor (concentração de 1100ppm)  na quantidade de creme equivalente a 1 grão de ervilha (0,3g) em todas as escovações.

Em todas as escovações estimule a criança a cuspir. Mas, caso ela engula todo o creme a quantidade recomendada é SEGURA.

escovar3

A escovação deverá ser realizada por um adulto, assim como a supervisão da quantidade de pasta na escova. Em outras escovações durante o dia ou quando a criança quiser treinar sozinha deverá utilizar creme dental sem flúor.

A ingestão acidental de grandes quantidades do creme com flúor pode causar fluorose dentária (alterações no esmalte do dente que está em desenvolvimento). Por isso recomendo que seguindo a orientação, a escovação dos dentes com pasta com flúor seja APENAS realizada pelos pais ou pessoas que estejam orientadas quanto ao uso. Caso quem vá realizar a escovação não saiba como fazer ou a escovação seja sem controle ou supervisão é preferível que seja realizada com creme dental SEM flúor, ok? O controle do uso de pasta de creme dental fluoretado é de responsabildade dos pais ou responsáveis.

Lembre: Nenhuma dica substitui uma visita, avaliação e recomendação individual do odontopediatra!

daniela colunista