Dicas para facilitar a escovação dos dentes das crianças

Escovar os dentes dos pequenos, nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas crianças são bem resistentes à escovação e isso muitas vezes faz com que os pais acabem negligenciando o cuidado com a boca. A árdua tarefa de escovar
os dentes pode ser descomplicada com alguns pequenos truques, vamos tentar?

1. Escolha escovas e cremes dos personagens favoritos – As crianças adoraram!

1. Faça da escovacão dos dentes uma festa – brinque, deixe que seu filho escove sozinho e então vá ensinando a maneira correta (deixar que a criança escove seus dentes enquanto você escova os dela pode tornar a escovação divertida e bem interessante).

1. Seja exemplo – A maioria das crianças adora imitar os pais e, na escovação não será diferente (deixe que ela veja que você também escova os dentes e usa fio dental).

Smiling young mother has a good time in conversations with the son of preschool age

1. Estimule bons hábitos – Fale sempre sobre a importância da saúde dos dentes, crie histórias e parabenize seu filho por estar com a boquinha limpa.

Family brushing teeth together

1.

Crie uma rotina – a rotina é muito importante para crianças. Habitue a criança a escovar os dentes sempre nos mesmos horários (exemplo: após o café, almoço e antes de dormir após o banho).

1. Nunca brigue, grite ou ameace a criança porque ela se nega a escovar os dentes, seja paciente, converse e explique.

ATENÇÃO:  Permitir que a criança faça tarefas sozinha é importante para aquisição de independência e autonomia. Deixar que seu filho escove os dentes faz com que a criança se interesse pela atividade.  Mas é importante lembrar que crianças até os 6 anos de idade NÃO tem habilidade motora adequada para realizar os movimentos da escovação de maneira eficiente e por isso devem ter suas escovações sendo realizadas também por um adulto. Só por volta dos 8 anos é que a criança conseguirá realizar todos os movimentos da escovação adequadamente e poderá realizá-la sozinha apenas com supervisão, ok?