desfralde2

A resposta para esta pergunta varia muito de criança para criança, mas não deve ser feita antes dos dois anos. Não tenha pressa nem compare seu filho com outras crianças, pois cada uma tem seu tempo e devemos respeitar as individualidades. Evite angústias e estresses desnecessários que muitas vezes chegam mesmo a retardar o desfralde, já que entre os dois e três a quatro anos este processo se completa na imensa maioria dos casos.

As crianças vão observando os pais e irmãos mais velhos urinando e evacuando, iniciando a sua tomada de consciência das suas próprias necessidades e aos poucos vão avisando que evacuaram ou que vão faze-lo. Este é o bom momento para iniciar o treinamento.

desfralde-certo-errado

Deixe a criança confortável ao evacuar, sem forçar o uso do vaso sanitário, mas quando do seu uso coloque um assento redutor e um apoio dos pés de modo a que a prensa abdominal, fundamental ao ato de evacuar, possa ser feita. Normalmente o controle urinário se faz antes que o de fezes. Volto a insistir em que este processo não deve levar os pais ao desespero e estresse desnecessário, já que é um ato que será aprendido pela criança, com um pouco mais ou menos de tempo de treinamento.

Lembre: cada criança tem seu tempo!!!!

Henrique - pediatra