Hello mamães e papais de plantão!

O post de hoje é para falar de um assunto que sempre gera dúvidas: como esterilizar mamadeiras, chupetas e todos os plásticos que usamos com o nosso baby. Eu não comprei esterilizador elétrico e nem daqueles que se usa no microondas. Nem microondas tenho em casa. Pavor! (risos) Aprendi a esterilizar com o banco de leite da Unimed, o Uniame. Mesma técnica usada na maioria dos bancos de leite. Na verdade, eles ensinam dessa maneira para as mães. É uma técnica antiga e usada em países de primeiro mundo. É bem parecida com a solução para higienizar frutas e verduras: que é aquela que deixa de molho numa solução de hipoclorito de sódio (vendido em supermercados e farmácias), de 15 a 30 minutos. Na falta dele, usar 2 colheres de sopa de vinagre para 1 litro de água, ou então, 1 colher de sopa de água sanitária a 2% para cada litro de água.

No caso das mamadeiras e afins do baby vamos usar a seguinte solução: para cada 1L de água, 1 colher de sopa de água sanitária, daquelas puras, sem adição de outros componentes como desinfetantes e alvejantes. Só que a água antes de ser misturada à água sanitária ela deve ser fervida e esfriada para temperatura ambiente. Só depois você faz a mistura. Essa solução tem duração de 24h. Você pode fazer e ir usando. Antes de colocar a mamadeira ou a chupeta, elas devem ser lavadas com água e detergente neutro. Lavou, coloca na solução, depois de uma hora de molho tira e deixa secar em um paninho.

O que eu precisei comprar? 

-Um recipiente plástico fundo para colocar a solução.

-2 caixas organizadoras. Uma para secar e a outra para guardar já seco.

-2 paninhos para colocar no fundo da caixa organizadora.

-1 pinça de bebê para colocar e tirar os materiais da solução sem precisar usar as mãos.

Agora algumas fotos do processo para que fique bem claro:

Backup Iphone Lara 04-08-2014 353 Backup Iphone Lara 04-08-2014 355 Backup Iphone Lara 04-08-2014 354

 

É importante lembrar que TUDO do bebê deve se separado. Bucha, escovas, panos de prato, vasilhas, espremedor, peneira, colheres de cozinha, facas para cortar frutas…

Eu esterilizei diariamente e após cada uso até os 6 meses de vida. Depois costumo fazer esse processo uma vez por semana, até para garantir que o silicone dos bicos não fiquem manchados. Mas sobre esse tempo, a mamãe e o papai devem perguntar e combinar com o pediatra. Se ficou alguma dúvida é só mandar o seu comentário que vamos responder bem rapidinho! Até amanhã…